segunda-feira, 29 de julho de 2013

Qual esporte praticar?

Estou em busca de um esporte para treinar, quero participar dos jogos paralimpicos  em 2016.
Por sugestão do meu amigo Scott Rains e influência da minha ídola jogadora de Tênis
Samantha Bullock fui conhecer o Tênis em cadeiras de rodas.


Convidei uma amiga para ir comigo,


no Butija Tennis de Leonardo Flávio de Oliveira, conhecido como Leo Butija. Leo conheceu o Tênis em cadeira de rodas em 2008. Em 2009 tornou se o técnico da seleção brasileira, hoje acompanha 15 atletas entre eles os campeões brasileiros Rafael Medeiros e Daniel Rodrigues.


Seu objetivo é divulgar o esporte e ajudar todos os atletas a conquistarem sua independência dentro e fora das quadras. Os treinos podem começar entre 7 e 8 anos quando a criança consegue tocar a cadeira e segurar a raquete ao mesmo tempo.



 Luiz treina a 9 anos e faz parte da primeira turma de tênis  em cadeira de rodas.


- Tina o Tênis mudou minha vida. Passei a conviver com pessoas de várias crenças, condições financeiras diferentes, de outros estados e até outros países. Aprendi e muito vendo vários tipos de deficiência e aceitar a minha, a partir daí me tornei uma pessoa melhor. 



Fiz faculdade estou noivo, feliz e espero ir o mais longe possível nesse esporte que é tão difícil e apaixonante. O grande diferencial do tênis é que queremos atropelar nosso adversário na quadra.
Saindo dela vamos tomar um refrigerante, tomar um sorvete e contar piadas. O tênis é um esporte de cavalheiros e damas.



Segundo o técnico Leo Butija: "Para ir bem, um bom condicionamento físico é necessário, já que o atleta deve manter a cadeira em movimento todo o tempo. Além disso, cadeiras especiais são usadas. Elas são importadas e custam caro. Elas fazem toda a diferença para diminuir o desgaste físico e aumentar o foco do jogador" 







- Booooooa Luiz!!!!


Não sei se esse será o esporte mais adequado pra mim, acho que não tenho essa agilidade para jogar e empurrar a cadeira.


Mas... vou no torneio ver qual que é.
 



O leo Butija, o cara!!!  Organizador do evento e técnico da seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas.



A professora Cláudia Barsand foi pioneira do Tênis em cadeira de Rodas em Belo Horizonte e Adriano dono AESEV (Associação Esportiva Ermelinda Vital) onde aconteceu o evento.




- E aí Luiz? Preparado?? Tô torcendo por você.




 A raquete é um pouco pesada..


Não sei se vou aguentar.


Como vou conseguir uma cadeira a minha medida? 




Na realidade acho que não tenho o perfil para ser jogadora de Tênis. Vou conhecer outros esportes: bocha e natação,  antes de tomar uma decisão.


O tênis fica no reino dos sonhos...

Querem conhecer o trabalho do Leo Butija? 
Você pode acompanhar o treino na quadra Butija Tennis - Rua Modesto Carvalho de Araujo -590 - Belvedere - BH


Um comentário:

Anônimo disse...

Hola Tina:
has presentado una bonita historia de superación, seguro que podrás entrenar junto a los profesionales y conseguir llegar a los Juegos Paralímpicos.
“Soy una, sólo soy una, no lo puedo hacer todo, pero sí puedo hacer algo. Yo nunca renunciaré a hacer aquello que puedo hacer”.

H.Keller era ciega, muda y sorda, a pesar de ello se graduó con honores en 1904 gracias a Anne Sullivan.

Un beso de "Anónimo español".